Batata


Batata (Solanum tuberosum), da família das solanáceas, é nativa dos Andes Americanos. Cultura tradicional da civilização inca, a batata (papa, na língua quíchua) foi levada pelos espanhóis em 1570 para a Europa. Depois, com o sucesso do alimento nos países frios, espalhou-se pelo mundo.

A produção mundial soma 325 milhões de toneladas. É a terceira principal fonte de alimento para a humanidade, superada apenas pelo arroz e pelo trigo.



Fome na Irlanda

Na segunda metade da década de 1840, as lavouras de batata da Irlanda foram acometidas por uma terrível doença de origem fúngica (Phytophthora infestans). Disso decorreu um grande surto de fome na Europa moderna. Estima-se que um milhão de pessoas morreram em virtude da potato blight (requeima da batata).

Os alemães adoram batata. Na Alemanha, o consumo per capita chega a 130 kg/ano. No Brasil, fica em 15 kg/ano. Na Argentina, sobe para 55 kg/ano.

Fécula

É o amido purificado, extraído de batata, milho ou mandioca.

No Brasil, a produção de batata alcança 3,6 milhões de toneladas, com área plantada de 142 mil hectares.



As viroses atacam fortemente a cultura da batata, especialmente o vírus Y e o vírus do enrolamento da folha, que comprometem até 80% da plantação. Por isso, áreas de plantio de batata recebem muitos agrotóxicos. O arrendamento de novas áreas faz dela uma lavoura itinerante.

Batata yacon

Originária dos Andes, o tubérculo anda fazendo o maior sucesso entre os diabéticos. Colaboração de igneze@gmail.com
http://goo.gl/5r5HP
 



Saiba mais

Cultivo
http://goo.gl/18C2E 

Aula/Paulo C.T. de Melo/Esalq
http://goo.gl/bj5Xm

Variedades/Associação Brasileira da Batata
http://goo.gl/3XZvs

Cultivo em SC/Epagri
http://goo.gl/mD1Rp