Alcachofra

Alcachofra (Cynara scolymus) da família das compostas, é nativa da região mediterrânea da Europa e do norte da África. A produção mundial alcança 1,32 milhão de toneladas, liderada por Itália e Espanha.

No Brasil, seu cultivo restringe-se a São Paulo, com produção de 4,2 mil toneladas, na região de Piedade. A Ceagesp comercializa 1.070 toneladas de alcachofra in natura.

Flor

A alcachofra é, na verdade, uma inflorescência jovem. Dela se consome apenas a parte carnuda das brácteas, consideradas "pétalas", e o receptáculo, a "base" da flor.

Dicas

1. Para cozinhar a alcachofra, use panelas de aço inoxidável ou esmaltadas. As panelas de alumínio deixam a alcachofra escura.
2. Para saber se a alcachofra já está bem cozida, puxe uma das folhas. Se ela se soltar facilmente da base, está pronta.

Comida

Cozida inteira em água, a alcachofra pode ser comida quente ou fria. Sirva com um molho à parte — vinagrete, molho de mostarda ou azeite com alguns grãos de pimenta. Basta retirar as folhas, uma a uma, passar no molho e comer a parte “carnosa” das folhas. Depois, cuidadosamente, retirar o miolo, ou “coração” da alcachofra, e comer com o molho.

O fundo da alcachofra cozido é utilizado em risotos, massas e recheio de quiches.

Saiba mais

Mercado paulista e produção orgânica//Waldemar Pires de Camargo Fo e outros
http://goo.gl/PbChG

Cultivo/FazFacil
http://goo.gl/JIBbs