Alface


Alface (Lactuca sativa) da família das compostas, tem origem asiática. A China (52%) lidera a produção mundial, de 23,6 milhões de toneladas, seguida dos Estados Unidos (20%). O Brasil produz 350 mil toneladas. Em São Paulo, a produção de alface ocupa 8 mil hectares.
 
Essa alface repolhuda destaca-se no mercado por manter a integridade das folhas. Mas seu valor nutritivo é inferior ao das demais variedades.
 
Solo zero

Modernas técnicas de cultivo de hortaliças dispensam o uso da terra. Dentro de estufas, as plantas são colocadas em bandejas e irrigadas com fertilizantes líquidos. Muita gente confunde alface hidropônica com orgânica.
 
Existem quatro variedades básicas de alface: as repolhudas (var. capitata), as romanas (var. longifolia), as crespas ou frisadas (var. crispa) e as galegas (var. latina).

Curiosidades

Na China, onde é cultivada desde o século 5º da era cristã, a alface costuma ser servida no dia do Ano Novo chinês, em festas de aniversários e outras ocasiões especiais. Acredita-se que a alface traz boa sorte para quem a consome.

O termo "alfacinha", diminutivo de alface, foi muito usado no Brasil para designar, muitas vezes de forma pejorativa, os portugueses nascidos em Lisboa.

Idade

No Egito foi identificado um tipo de alface em pinturas feitas em túmulos construídas em 4500 anos a.C.

Saiba mais

Propriedades, tipos e produção/Portal São Francisco
http://goo.gl/KhQdn 

Cultivo/FazFacil
http://goo.gl/Qufk5 

Doenças/Anotações de aula de Marli F.S. Papa
http://goo.gl/kAbBH 

Colheita e cuidados/Embrapa
http://goo.gl/2AO4g