Cebola

Cebola (Allium cepa) da família das liliáceas, é originária da Ásia. Conhecida pelas civilizações mais antigas, a produção mundial é de 65,9 milhões de toneladas.



No Brasil, a área plantada atinge 62 mil hectares, com produção de 1,3 milhão de toneladas. O país ainda importa cebola da Argentina.



Choro

A cebola faz chorar porque, quando cortada, o ácido propenilsulfênico, derivado do enxofre, transforma-se em propanotial-s-óxido, o fator lacrimogêneo volátil que irrita os olhos, provocando lágrimas. 

Religioso

Ramakrishna compara a estrutura folhada do bulbo, que não chega a nenhum núcleo, à própria estrutura do ego, que a experiência espiritual debulha camada por camada até a vacuidade. A partir daí nada mais constitui obstáculo ao espírito universal, à fusão com Bhrama.

Curiosidade

Os latinos, segundo Plutarco, proibiam o uso do bulbo porque acreditavam que ele crescia quando a lua diminuia. Quanto ao cheiro, provocava um sentimento de força vital. Virtudes afrodisíacas lhe são igualmente atribuídas, tanto por sua composição química quanto por suas sugestões imaginativas. 

Saiba mais

Sistema de produção / Embrapa
http://goo.gl/O9uwo 

Cultivares / Embrapa
http://goo.gl/Ap7n5 

Colheita e conservação / Embrapa
http://goo.gl/7oH13 

Cultivo de verão / Pâmela G. Nakada e Derly J. H. Da Silva / UFLa
http://goo.gl/S8MzV 

Propriedades medicinais / Plantamed
http://goo.gl/2F6Xy 

Tabela nutricional / Alimentação Saudável
http://goo.gl/3GwgC 

Classificação / Epamig / Ceagesp
http://goo.gl/e2uhe