Alho


Alho (Allium sativum) da  família das liliáceas, é nativo da Ásia. Raiz com bulbo comestível formado por vários "dentes", conhecida desde as civilizações antigas em razão de suas qualidades medicinais.
 
A produção mundial atinge 15,7 milhões de toneladas e é liderada pela China (80,4%). No Brasil, Goiás (25,6%), Minas Gerais (24,1%) e Rio Grande do Sul (21,5%) lideram a produção, que atinge 91 mil toneladas, cultivadas em 11,3 mil hectares.
 
Insuficiente para atender ao mercado interno, as importações chegam a 100 mil toneladas, oriundas da China, Argentina e Espanha.
 
Remédio

Pesquisadores descobriram há tempos no alho uma ação bactericida. Na Primeira Guerra Mundial, quando outros antissépticos falhavam, os médicos usavam uma pasta de alho para tratar de ferimentos infectados.
 
O odor característico do alho advém de um óleo rico em enxofre, chamado alicina.

Lenda

Uma antiga lenda islâmica afirma que, quando o diabo foi expulso do paraíso, brotou uma planta de alho no chão pisado pelo seu pé esquerdo; já da marca de seu pé direito nasceu uma cebola.

Vernalização

A forte influência do fotoperíodo na cultura do alho provocou o surgimento da técnica de frigorificação dos bulbos na fase de pré plantio. Existem assim 2 tipos de cultivo: tradicional e vernalizado.

Japonês

O imigrante japonês Takashi Chonan desenvolveu e batizou no planalto catarinense a "Chonan", principal variedade de alho nacional, branco por fora e arroxeado por dentro. Veja mais
http://goo.gl/j8ZFk 

Saiba mais

 Aspectos da cultura em SP/Paulo Espíndola Trani/IAC
 http://goo.gl/MlSlW 

Cultivo vernalizado/Rovilson J. de Souza e Fábio S. Macêdo/UFLavras 
http://goo.gl/TDdKy

Colheita e armazenamento/Embrapa
http://goo.gl/yNZRF 

 Principais pragas/Lucas Pinto
http://goo.gl/RhU5J