Fruticultura


A fruticultura comercial ocupa no Brasil uma área de 2 milhões de hectares. Desde 2002, o país se tornou o terceiro maior produtor mundial de frutas, produzindo 41 milhões de toneladas.

O PIB da fruticultura atinge 1,5 bilhão de dólares, oriundos de 30 (trinta) principais polos de produção. O país exporta 900 mil toneladas de frutas frescas, o que corresponde a 480 milhões de dólares.

Principais pomares

A laranja (18 milhões de toneladas) lidera a produção frutícola, seguida da banana (6,7 milhões de toneladas) e do abacaxi (3,1 milhões de toneladas). Seguem-se coco-da-baía, mamão, melancia e uva.

Cada hectare de pomar, na fruticultura em produção, gera dois empregos: um no campo, outro na cidade. A fruticultura sustenta quatro milhões de empregos no país.

Tropicais

Carambola, jaca e ciriguela são frutas tropicais muito requisitadas no mercado internacional. Com o aprimoramento genético, a produção delas deve ganhar maior destaque.

Algumas frutas amadurecem após a colheita, podendo ser colhidas ainda meio verdes. É o caso de banana, manga, caqui e goiaba. Outras frutas cessam o amadurecimento quando colhidas, como o melão, o abacaxi e a uva. Estas devem ser colhidas no ponto, sob o risco de ficarem sem sabor.

Por avião seguem 40% das frutas frescas exportadas, enquanto 60% seguem de navio.

Irrigação

A fruticultura irrigada no Vale do São Francisco ocupa 120 mil hectares, empregando 240 mil pessoas na região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Essa região responde por 42% das exportações totais de frutas do país, destacando-se uva (97%) e manga (95%). A fruticultura do polo irrigado movimenta 800 milhões de dólares.

A aridez da região do Vale do São Francisco, vencida pela irrigação e somada ao calor constante, propicia duas a três safras por ano na fruticultura local. Além da produtividade, a doçura das frutas é mais acentuada, semelhante ao verificado na região do Mediterrâneo.

O consumo médio de frutas no Brasil alcança 47 kg/habitante/ano, abaixo da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 100 kg/habitante/ano. Mas está crescendo.



Colecionando frutas

A maior coleção de frutas brasileiras é mantida por Helton Muniz, que plantou cerca de 700 espécies diferentes de frutas nativas em seu sítio localizado em Campina do Monte Alegre (SP).
http://goo.gl/ItPQX



Saiba mais

Sociedade Brasileira de Fruticultura
http://goo.gl/vk75y

Centro Avançado de Pesquisa Tecnologica do Agronegócio das Frutas/IAC
 http://goo.gl/CzHeQ

Fruticultura Orgânica/Toda Fruta
http://goo.gl/4q08a
 
Cultivo Orgânico de Frutas/Embrapa
http://goo.gl/RzOcq

Frutos do Cerrado
http://goo.gl/ObdTG