Laranja


Laranja (Citrus sinensis) da família das rutáceas, tem origem asiática. Existem duas mil espécies diferentes de cítrus, destacando-se o cultivo de uma centena delas.

O Brasil lidera a produção mundial de laranja, cujo volume atinge 64,7 milhões de toneladas.

 
História

A chegada da laranja ao continente americano data de 1493. A fruta foi trazida por Cristóvão Colombo. No Brasil, a laranja navegou nas caravelas dos portugueses, obtendo rápida adaptação à nova terra.
 
Plantas cítricas são muito suscetíveis a pragas e doenças, especialmente as causadas por ácaros e bactérias. A mais antiga das doenças, a tristeza do citrus, foi eliminada graças aos porta-enxertos resistentes utilizados nas plantações.
 
Greening

Também chamado de huanglongbing (HBL), o greening é uma doença causada por bactérias de difícil controle. Provavelmente originário da China, ameaça seriamente a produção de citrus em todo o mundo.

Inexiste variedade de copa ou porta-enxerto resistente à doença. A primeira observação de greening em pomares brasileiros ocorreu em março de 2004.
 
Amarelinho

Nome popular da doença clorose variegada dos cítrus (CVC), causada pela bactéria Xylella fastidiosa. Identificada oficialmente no Brasil em 1987, reduz o vigor do pé de laranja e provoca um amarelamento das folhas, causando sua decadência e morte.

Transmitida por insetos vetores (cigarrinhas), seu controle exige a imediata eliminação da planta atacada.
Genoma

Em fevereiro de 2000, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou o sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa.

Foram mapeados 2,7 milhões de pares de bases, relativos a 2.900 genes. O projeto reuniu 192 pesquisadores em 35 laboratórios de pesquisa do estado de São Paulo.
 
Cancro cítrico

Causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri, o cancro cítrico ataca todas as variedades e espécies de citrus e constitui-se em grave doença da citricultura brasileira.

Descoberto em 1957, sua fácil disseminação afetou a maioria dos pomares. A erradicação das plantas atacadas, num raio de até 50 metros, sempre configurou a melhor forma de controle.
 
Competição

Os estados de São Paulo e da Flórida (Estados Unidos) concentram a produção mundial de laranja. Mas os paulistas vencem fácil os norte-americanos: a safra paulista alcança 350 milhões de caixas (40,8 quilos), contra 168 milhões dos gringos.
 


Os laranjais brasileiros abrangem 800 mil hectares. São Paulo concentra os plantios, com 670 mil hectares.

Limoneno

A casca da laranja apresenta um combustível formado pela mistura de óleos essenciais. Cerca de 90% desses óleos são constituídos por limoneno, substância pertencente aos hidrocarbonetos (composição de carbono e hidrogênio), um com- posto inflamável.
 
Controle integrado de pragas

O cuidado com os pomares citrícolas exige várias pulverizações com agrotóxicos. Antes, pulverizavam-se defensivos a rodo. Hoje se destaca o controle integrado de pragas.

Segundo esse método, pessoas treinadas para reconhecer, com lupas, as espécies com problemas, percorrem os pomares e decidem o momento certo das pulverizações.

Saúde

Estudos australianos indicam que o consumo de frutas cítricas pode reduzir o risco de se desenvolver câncer de boca, laringe e estômago em mais de 50%.

A laranja apresenta alto nível de antioxidantes, com mais de 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo sessenta flavonóides.

Da laranja produzida no Brasil, 70% torna-se suco industrializado, 28% é vendido no mercado in natura e 2% é exportado. Em São Paulo, a industrialização sobe para 80%. No mundo, a parcela da produção de laranja industrializada cai para 48%.
 



Suco

O Brasil também lidera a exportação mundial de suco concentrado de laranja. O volume exportado atinge 2 milhões de toneladas, com receitas de 2 bilhões de dólares. As vendas externas se dirigem principalmente para a Europa. 

Da fruta fresca, as exportações são pequenas, de 90 mil toneladas. Além da fruta in natura e do suco, são exportados óleos da casca de laranja, farelo de polpa cítrica e d-limoneno, bebida destilada do licor cítrico.


Saiba mais

Variedades para indústria / Toda Fruta
http://goo.gl/6QHVH 

Identificação de pragas / Agrobyte
http://goo.gl/xPA98 

Produtividade da citricultura Paulista / IEA
http://goo.gl/YKlG7 

Produção de mudas certificadas/Christiano C. D. Graf / RevistaIAC
http://goo.gl/FA39h 

Produção integrada de citrus / Embrapa
http://goo.gl/WezvG