Abacaxi


Abacaxi (Ananas comosus) da família das bromeliáceas, tem origem na América Central e no México. Também chamado ananás, é uma fruta tropical bastante famosa no mundo. A produção mundial alcança 18,2 milhões de toneladas.



O cultivo de abacaxi-pérola, doce e menos ácido, lidera o mercado nacional, com 80% da produção. No mundo, cabe ao Smooth Cayenne, conhecido como abacaxi-avaiano, o predomínio nas plantações. Não é fácil distinguir um do outro.

 A Paraíba (21,5%) lidera a produção nacional, seguida de Minas Gerais (16,5%) e Pará (16,3%). A área plantada alcança 55 mil hectares. O Brasil exporta 24 mil toneladas de fruta fresca e 15 mil toneladas de suco de abacaxi.

Novidade
 
Uma variedade recente de abacaxi desenvolvida no Instituto Agronômico (IAC) solta o fruto em gomos, podendo ser deliciado sem descascar. Muito doce, representa uma novidade no mercado.

Digestão

O abacaxi contém bromelina, enzima que atua na digestão de proteínas. Seu consumo provoca uma "limpeza" natural do organismo humano.

Fruta?!

Ao contrário do que muitos imaginam, o abacaxi não é uma fruta, e sim uma infrutescência comestível, formada por centenas de pequenos frutos. Cada "olho" do abacaxi é um fruto advindo da flor original.
 
Artificial

Reguladores de florescimento são aplicados nos pomares, visando uniformizar a frutificação e a colheita do abacaxi. Os mais comuns são o ehephon e o carbureto de cálcio. Veja dicas de cultivo do IAC
goo.gl/r6zps

Saiba mais

Abacaxi na Rondônia/Embrapa
goo.gl/SNwn2

Produção, Mercado e Subprodutos
goo.gl/PNURL 

Custos de Produção
goo.gl/eYxvL

ABANORTE
goo.gl/TjNgg