Acerola

Acerola (Malpighia glabra) da família das malpighiáceas, é nativa das ilhas do Caribe e das Américas Central e do Sul. Chamada também de cereja-das-antilhas, tem no Brasil o maior produtor e exportador mundial.

Introduzida no Brasil apenas na década de 1950, a produção se expandiu há pouco tempo, atingindo 33 mil toneladas, com 12 mil hectares plantados.

O tamanho do fruto varia em função do potencial genético da planta, tratos culturais. Quanto a coloração podem ser vermelhos, roxos ou amarelos. A exportação de polpa chega a 5 mil toneladas.

Vitamina C

A acerola é riquíssima em ácido ascórbico (vitamina C), concentrando 100 vezes mais que a laranja e o limão, vinte vezes mais que a goiaba e dez vezes mais que o caju e a amora.

Certificação

Fruticultores de Junqueirópolis já produzem com selo de qualidade do IBRAF, abrindo mercados. Veja um estudo de caso da UNESP.
http://goo.gl/zOYuD

Genética

O melhoramento genético da aceroleira, buscando maior uniformidade e produtividade, tem sido a preocupação dos técnicos. Veja projeto da Embrapa no Nordeste.
http://goo.gl/3p3sq
 
Saiba mais

Instituto Agronômico de Campinas - IAC
http://goo.gl/75jYR

Sebrae
http://goo.gl/zUkkW

Análise Econômica da Produção
http://goo.gl/h71cK