Goiaba


Goiaba (Psidium guajava) da família das mirtáceas, oriunda da América tropical. Cultivada em diversos países de clima quente.

No Brasil, a área de plantio soma 13 mil hectares, com produção de 345,5 mil toneladas, destacando-se os estados de Pernambuco (35,7%) e São Paulo (34,1%).

As exportações brasileiras atingem 111 mil toneladas, tendo como principal destino os países da Europa (95%), principalmente a França (60%).

Bicho da goiaba

As larvas de duas importantes pragas penetram no fruto ainda verde da goiabeira: a mosca-das-frutas e o gorgulho-da-goiaba. A primeira deixa a polpa mole; a segunda provoca uma necrose preta.

Para combater o bicho da goiaba, os agricultores vestem as frutas, ainda verdes, com saquinhos de papel. A técnica impede que os as pragas botem os ovos na casca da fruta, gerando larvas que vão adentrá-la posteriormente.

Goiabada

Cerca de 70% da produção nacional vai para a industrialização, tornando-se goiabada e geléia. O consumo in natura, porém, está aumentando em virtude do surgimento de novas variedades de mesa, mais atraentes e saborosas.

Licopeno

A goiaba apresenta licopeno, substância responsável pela sua cor vermelha. O licopeno é um poderoso antioxidante, eficiente na prevenção de doenças degenerativas, como o câncer.

A casca da goiabeira é utilizada na indústria cosmética em virtude da alta concentração de tanino, substância adstringente.

Saiba mais

A Cultura da Goiabeira/Angelo P. Jacomino (Esalq)
http://goo.gl/O8dir 

Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio das Frutas/IAC
http://goo.gl/wlzvg  

Doenças/Embrapa
http://goo.gl/zAS2T

 Podas/R.H.Hojo e outros
http://goo.gl/8KxZb

 Goiaba no mundo/O Agronômico/IAC 
http://goo.gl/43pVN