Maçã

 
Maçã (Malus sp.) da família das rosáceas, tem origem entre Rússia e Sibéria. A produção mundial alcança 65,9 milhões de toneladas.

 
A produção de maçãs é denominada pomicultura.

Dormência

A macieira, árvore de clima temperado, costuma perder as folhas no inverno e entrar em dormência. Normalmente a planta precisa de baixas temperaturas (600 horas abaixo de 7,2°C) para iniciar um novo ciclo vegetativo.

Por isso vai bem na região de São Joaquim, na Serra Catarinense.
 
Química

Como no Brasil nem sempre ocorre frio intenso, aplicam-se produtos químicos, como a cianamida hidrogenada, para "enganar" a planta e superar o estado de dormência. Apenas assim as variedades gala e fuji puderam ser cultivadas com sucesso.

O Brasil possui 38 mil hectares de macieiras, com produção de 1,1 milhão de toneladas, destacando-se Santa Catarina (50,2%) e rio grande do sul (45,9%). a exportação chega a 60 mil toneladas.

O Brasil importa maçã principalmente da Argentina e dos Estados Unidos, embora em quantidade decrescente.
 
Frigorificação

Boa parte da maçã nacional, após a colheita, permanece armazenada em enormes câmaras frigoríficas, sendo distribuída ao mercado paulatinamente. A capacidade de armazenagem da safra comporta 75% da produção.
 
Saúde
 
A maçã é um dos tesouros da alimentação. O "fruto proibido" é boa fonte de vitamina C. A pectina, encontrada na casca, ajuda o organismo a eliminar metais nocivos, como chumbo e mercúrio.
 
A maçã limpa os dentes, fortalece as gengivas e me lhora a voz. Depurativa e desintoxicante, é indicada para diabéticos, obesos e pessoas com diarreia. Equilibra ainda o ácido úrico, impedindo a formação de cálculos.

Saiba mais


Informações gerais / Toda Fruta
http://goo.gl/jqmBP 

Produção Integrada / Embrapa
http://goo.gl/60twt
 
Manejo de Pragas / Adalecio Kovaleski e Luiz G. Ribeiro
http://goo.gl/pVmLQ