Pera

Pera (Pyrus pyrifolia e Pyrus communis) da família das rosáceas, é originária da Ásia e Europa.

A produção mundial soma 20,1 milhões de toneladas, liderada pela China (62,7%).

A produção nacional atinge 19,7 mil toneladas, liderada por Rio Grande do Sul (45,3%), São Paulo (21,5%) e Paraná (13,6%).

Mito grego

Os gregos antigos valorizavam o aspecto atraente, o sabor delicado e o sumo abundante da pera, associando-a ao erotismo.

Graças a seus poderes, chamavam-na de "fruta de Afrodite", com a qual faziam uma bebida que, supunham, era capaz de deixar apaixonado o mais insensível dos mortais.

Saiba mais

Cultivo geral/Geni S. Sato e Roberto de Assumpção/IEA
http://goo.gl/st3Rs

Cultura no Paraná/Ricardo A. Ayub e Mariane Gioppo/UEPG/PR
http://goo.gl/rdihj

Poda/José Francisco Pereira/Embrapa (vídeo)
http://goo.gl/jwCXC
: Brasil e SP/Geni S. Sato e Roberto de Assumpção/IEA Os gregos antigos valorizavam o aspecto atraente, o sabor delicado e o sumo abundante da pera, associando-a ao erotismo. Graças a seus poderes, chamavam-na de "fruta de Afrodite", com a qual faziam uma bebida que, supunham, era capaz de deixar apaixonado o mais insensível dos mortais.A produção nacional atinge 19,7 mil toneladas, liderada por Rio Grande do Sul (45,3%), São Paulo (21,5%) e Paraná (13,6%).Pera (Pyrus pyrifolia e Pyrus communis) da família das rosáceas, é originária da Ásia e Europa. A produção mundial soma 20,1 milhões de toneladas, liderada pela ChinPera (Pyrus pyrifolia e Pyrus communis) da família das rosáceas, é originária da Ásia e Europa. A produção mundial soma 20,1 milhões de toneladas, liderada pela China (62,7%).A produção nacional atinge 19,7 mil toneladas, liderada por Rio Grande do Sul (45,3%), São Paulo (21,5%) e Paraná (13,6%).Os gregos antigos valorizavam o aspecto atraente, o sabor delicado e o sumo abundante da pera, associando-a ao erotismo. Graças a seus poderes, chamavam-na de "fruta de Afrodite", com a qual faziam uma bebida que, supunham, era capaz de deixar apaixonado o mais insensível dos mortais.Cultivo: Brasil e SP/Geni S. Sato e Roberto de Assumpção/IEAhttp://goo.gl/st3Rs]Cultura no Paraná/Ricardo A. Ayub/Mariane Gioppo/UEPG/PRhttp://goo.gl/rdihjPoda/José Francisco Pereira/Embrapa (vídeo)http://goo.gl/jwCXCPera (Pyrus pyrifolia e Pyrus communis) da família das rosáceas, é originária da Ásia e Europa. A produção mundial soma 20,1 milhões de toneladas, liderada pela China (62,7%).A produção nacional atinge 19,7 mil toneladas, liderada por Rio Grande do Sul (45,3%), São Paulo (21,5%) e Paraná (13,6%).Os gregos antigos valorizavam o aspecto atraente, o sabor delicado e o sumo abundante da pera, associando-a ao erotismo. Graças a seus poderes, chamavam-na de "fruta de Afrodite", com a qual faziam uma bebida que, supunham, era capaz de deixar apaixonado o mais insensível dos mortais.Cultivo: Brasil e SP/Geni S. Sato e Roberto de Assumpção/IEAhttp://goo.gl/st3RsCultura no Paraná/Ricardo A. Ayub/Mariane Gioppo/UEPG/PRhttp://goo.gl/rdihjPoda/José Francisco Pereira/Embrapa (vídeo)http://goo.gl/jwCXC