Criação de animais


A domesticação de animais faz parte da história da humanidade. Bovinos e ovinos foram os primeiros animais a serem conduzidos por povos ancestrais, que efetivaram as atividades iniciais de criação. Com esses animais surgiu a pecuária.

Pastagens

As pastagens somam 3 bilhões de hectares em todo o mundo, cerca de 20% da superfície da Terra. Comparativamente, nos cultivos agrícolas estão ocupados 1,4 bilhão de hectares.

Pecuniário

O radical pecus significa "cabeça de gado", a mesma origem latina de pecúnia, que significa "moeda ou dinheiro". Pecuniário quer dizer algo de valor, como as cabeças de gado, valoradas desde a Roma antiga.

Continua até hoje o processo de domesticação de animais selvagens. Conhecida como atividade que produz carne "exótica", muitas espécies silvestres, como jacaré, capivara e javali, têm sido criadas em cativeiro.

Cocho

Modernamente, o confinamento de animais desenvolveu a técnica do arraçoamento, quer dizer, o fornecimento de alimentos preparados, secos, servidos no cocho para os animais.

Zootecnia

Chama-se Zootecnia a ciência que estuda a criação de animais. Junto com a agronomia e a medicina veterinária, forma a base das ciências agrárias.

Saiba mais

Instituto de Zootecnia/SP
http://goo.gl/4M0gN
 

Sociedade Brasileira de Zootecnia
http://www.sbz.org.br/ 

Faculdades de Zootecnia
http://goo.gl/zjmMD