Búfalo


Búfalo (Bubalus bubalis) da família dos bovídeos, é nativo da Ásia. O rebanho mundial soma 174 milhões de cabeças, liderado por Índia e Paquistão.

O Brasil apresenta um rebanho bubalino de 1,16 milhão de cabeças, comandado pelo Pará (38,5%), especialmente o rebanho da ilha de Marajó.

Força

Os bubalinos sempre foram bastante utilizados na tração, por serem fortes. O búfalo adapta-se a regiões alagadas, sendo capaz de interromper a respiração debaixo d'água, alimentando-se mesmo assim.

Na Ásia, que concentra 97% do rebanho, o principal produto explorado dos bubalinos é o leite. As búfalas produzem 12,3% do total de leite consumido no mundo.

Resistência

Pouco sujeito ao berne e praticamente imune ao carrapato, o búfalo enfrenta qualquer ambiente. Embora rústico, trata-se de um animal dócil.

A verdadeira mozarela, de origem italiana, é fabricada, obrigatoriamente, com leite de búfala. Em 1922, o conde Matarazzo trouxe o queijo para o Brasil.

Carne saudável

Segundo estudos do Departamento de Agricultura dos USA, a carne de búfalo apresenta 40% menos colesterol, 12% menos gordura, 55% menos calorias, 11% a mais de proteínas e 10% a mais de minerais que a carne bovina.

Saiba mais

Raças/André M. Jorge/Unesp
http://goo.gl/5GBlD

Produção, qualidade de carcaça e de carne/Afonso de L. Oliveira/UFMG
http://goo.gl/TBW5y 

Reprodução/Embrapa
http://goo.gl/aYKiT

Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo
http://www.bufalo.com.br/