Bovinocultura

http://goo.gl/G3ipP  Gado bovino (Bos taurus e Bos indicus) da família dos bovídeos, tem origem na Europa (Bos taurus) e na Índia (Bos indicus).

Ambas as raças, indianas e europeias, descendem do mesmo ancestral, conhecido por urus, originado no norte da Índia e nos desertos da Arábia. A migração dos rebanhos ocorreu durante a última era glacial, há 20 mil anos.

Cupim

Conhecido como Zebu, o gado de origem indiana apresenta uma corcunda (cupim) no dorso. Carne, leite e couro são os principais produtos da criação de bovinos.

No Brasil, historicamente, o gado Zebu, de origem indiana, serve à bovinocultura de corte. Sua característica básica é a elevada rusticidade. Com pelagem curta e branca, sobressaem as raças Nelore, Guzerá e Gir.

O gado europeu apresenta pelagem mais longa e colorida, além de não ter "cupim". Mais exigentes na criação, destacam-se as duas raças do holandês: preto e branco (PB) e vermelho e branco (VB).

Carne e leite

Pode-se distinguir a bovinocultura entre a criação de animais para carne e para leite. O aprimoramento genético especializou as raças de bovinos. Um bom gado de corte produz pouco leite. Já um gado leiteiro se mostra fraco na produção de carne.

No Brasil, o rebanho bovino atinge 199,8 milhões de cabeças. existem no brasil 172,3 milhões de hectares de pastagens, incluindo plantadas e naturais.





O rebanho de gado bovino mundial atinge 993,1 milhões de cabeças, liderado pela Índia (282 milhões). Mas o Brasil é tido como o maior produtor bovino, com um rebanho de 180 milhões de cabeças.





Ruminação

Ao contrário do ser humano, que apresenta apenas 1 estômago, os bovinos apresentam estômago duplo, dividido em 4 partes, propício ao processo de ruminação, através do qual o capim é digerido no estômago.

Na ruminação ocorre a fermantação anaeróbica do alimento vegetal ingerido. Caprinos e bubalinos também ruminam.

Erutação

Resultado da fermentação ocorrida no rumem, os bovinos e demais ruminantes expelem o gás metano, gerado no processo digestivo, por meio da erutação.

Sede

Em dias quentes e ensolarados, com temperaturas próximas dos 30º, os bovinos chegam a beber 100 litros de água por dia.

Diagnóstico da cadeia produtiva agroindustrial da bovinocultura de corte do estado de Mato grosso/Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Mato Grosso 
Diagnóstico da cadeia produtiva agroindustrial da bovinocultura de corte do estado de Mato grosso/Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Mato Grosso 
 

Saiba mais

Raças e cruzamentos de bovinos/Pedro Eduardo de Felício   
http://goo.gl/Nh718



Associações

Os criadores de bovinos mantém boas Associações de Criadores, organizadas em função da raça, visando especialmente manter o registro genealógico dos animais, preservando sua identidade racial. Confira no link abaixo:

http://goo.gl/1YW0Z