Ovinos


Ovino (Ovis aries) da família dos bovídeos, é originário da Ásia. Sua domesticação é milenar, anterior à era cristã.

Existem mais de mil raças criadas no mundo, com rebanho total de 1,02 bilhão de cabeças.

Carne

A produção mundial de carne ovina alcança 8,4 milhões de toneladas, liderada pela China (29,1%), seguida da Austrália (7,5%) e da Nova Zelândia (6,0%). Dados enviados por Raquel M C Rodrigues (raquel@agripoint.com.br), analista de mercado do FarmPoint.

No Brasil, o IBGE (2008) totalizou 16,628 milhões de cabeças ovinas.

História

Os primeiros ovinos chegaram ao Brasil no século XVI, trazidos por portugueses.

O atual rebanho ovino brasileiro atinge 16,6 milhões de cabeças, sendo que a região Nordeste possui 56,4% do rebanho, seguida da região Sul (29,1%), Centro-Oeste (6,7%), Sudeste (4,6%) e Norte (3,2%).

Consumo

A ovinocultura nacional produz 172 mil toneladas de carne, insuficiente para atender ao consumo interno, de 200 mil toneladas. Importações vêm da Argentina.

O consumo brasileiro per capita de carne ovina está estagnado em 700 gramas/ano, reduzido se comparado ao da Argentina (1,5 kg/ano).

O campeão mundial disparado no consumo de carne ovina é a Nova Zelândia (39,7 kg/habitante/ano). Austrália (19,1 kg/habitante/ano) vem em seguida.

Dolly

A ovelha Dolly foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso com base em uma célula adulta. Batizada em uma alusão à cantora Dolly Parton, o animal resultou de experiências conduzidas por pesquisadores do Instituto Roslin, na Escócia.

O leite da ovelha origina excelentes queijos, especialmente em países europeus como Itália (pecorino) e França (roquefort).



A lã configurava o principal produto da ovinocultura, com produção de 11,2 mil toneladas, principalmente na região Sul (96,9%).

Mas o mercado foi se alterando, a agroindústria da lã decaiu, desde os anos 80, levando os produtores a mudarem o foco de sua produção.

Hoje, no volume e no valor, a produção de carne ultrapassa a lã.

Lanolina

Durante a lavagem da lã, obtém-se um dos componentes mais antigos e eficazes da cosmética: a lanolina.

É uma gordura natural extraída dos pelos do animal, é purificada e processada pela indústria, usada na produção de cremes, hidratantes, xampus e condicionadores.

Tripa

A tripa de carneiro é muito apreciada na confecção de embutidos como linguiça, por ter fino calibre e longo comprimento.

Curiosidades

As ovelhas e as vacas comem a placenta após o parto.

As ovelhas não têm os dentes incisivos de cima.


 

Saiba mais

Raças/Unipampa
http://goo.gl/sXDKM 

Panorama Geral no Mundo e no Brasil/Inipampa
http://goo.gl/eF5lH


nformações completas/Unesp
http://goo.gl/sAuYW

Sistema de Produção de corte no Nordeste/Embrapa
http://goo.gl/V7atS

Cordeiro de qualidade para abate/Embrapa
http://goo.gl/9e7LX