Jacaré

Jacaré (Caiman crocodilus) da família dos Alligatoridae, é um réptil existente há cerca de 200 milhões de anos. Austrália, Estados Unidos e nações africanas produzem carne e couro de crocodilos de espécies locais.

O mercado mundial de pele movimenta cerca de duzentos milhões de dólares.

Espécies brasileiras

No Brasil vivem cinco espécies de jacarés, destacando-se o jacaré do Pantanal (Caiman crocodilus yacare) e o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris).

Estima-se que somente nas planícies pantaneiras a população nativa de jacarés ultrapasse os trinta milhões de indivíduos.

No Amazonas, encontra-se o jacaré-açu (Melanosuchus niger).

Papo amarelo

O jacaré-de-papo-amarelo passou a ser mais criado comercialmente. Existem 16 criadouros comerciais autorizados a criá-los no Brasil. Oito deles estão no estado de São Paulo.

O jacaré é carnívoro e, nos criatórios, aceita variada alimentação à base de proteína animal. Animal de lento metabolismo, sua exigência alimentar é de 10 % do peso vivo ao dia.

Dentuços

Os animais assustam pelo tamanho da boca e a quantidade de dentes - entre 70 e 80. Quando a vítima é pequena, o jacaré simplesmente engole a presa inteira.

A carne de jacaré, branca, começa a aparecer na culinária exótica, ou silvestre. O couro, valioso, vai para a confecção de calçados, bolsas e acessórios de vestuário.

Saiba mais

Cria e recria/Embrapa
http://goo.gl/uus7x

Biologia reprodutiva/Embrapa
http://goo.gl/A82DK

Agronegócio de peles e couros de espécies silvestres/Embrapa
http://goo.gl/TK65r

Espécies/Mundo Entre Patas
http://goo.gl/LLtvx

Crocodilo e jacaré/Webciência
http://goo.gl/aPNSt