Avestruz


Avestruz (Struthio camelus) da família das estrutionídeas, é originário da África. Ave gigante, caçada no passado para a coleta das penas e da pele, que fornece fino couro. Há pouco tempo a carne de avestruz valorizou-se no mercado.

O rebanho mundial explorado zootecnicamente alcança quatro milhões de aves, liderado pela África do Sul (70%). No Brasil, segundo maior criador mundial, existem 200 mil aves.

O abate nacional soma 30 mil aves, liderado por Goiás (46,3%), seguido de São Paulo (21,3%) e Bahia (15,7%).

Estrutiocultura

É como se denomina a criação de avestruzes.

A carne de avestruz responde por 65% da renda obtida com a ave. O couro corresponde a 20% e as plumas, a 5%.

Gigante

O ovo de avestruz pesa em média 1,5 quilo. Equivale a 24 ovos de galinha. Cada fêmea põe de quarenta a cem ovos por ano. A incubação demora 42 dias.

Uma ave adulta produz dois quilos de plumas por ano. O produto nacional atende a apenas 3% da demanda. Os mercados paulista e carioca consomem 25 toneladas de penas e plumas de avestruz. A pluma "chorona especial", vistosa, custa até quinhentos dólares por quilo.

Ratitas

Os avestruzes são aves não voadoras, conhecidas como ratitas. Além dos avestruzes, são também ratitas a ema brasileira e o kiwi, ave natural da Nova Zelândia.

Um avestruz produz, com um ano de idade, entre 30 e 45 quilos de carne. Ao contrário de outras aves, sua carne é vermelha, com pouco colesterol.

Saiba mais

Informações técnicas/Unesp
http://goo.gl/QrNPZ

Perspectivas no Brasil/Thiago V. Melo
http://goo.gl/elypO

Avanços e desafios/Celso Carrer/USP
http://goo.gl/36uup 

Cooperavestruz
http://goo.gl/7q0Y0