Frango de corte


Frango de corte (Gallus gallus domesticus) da família das fasianídeas, tem origem na Ásia. Conhecida na China desde 1400 A.C., os romanos desenvolveram a primeira raça especializada de aves para criação doméstica.

A produção mundial de carne de frango soma 61,2 milhões de toneladas, liderada pelos Estados Unidos (26,8%), seguidos da China (17,2%) e do Brasil (15,8%).

Nacional

O Paraná lidera (26,5%) o ranking nacional da produção de carne de frango, seguido de Santa Catarina (18,9%) e Rio Grande do Sul (14,2%).

Mundial

Maior exportador de carne de frango, o Brasil domina 47,5% do mercado mundial, vendendo ao exterior 32% de sua produção. O tradicional mercado está no Oriente Médio, seguido por Ásia, União Europeia e Rússia.

Caipira

O frango caipira, rústico, alimentado naturalmente nos quintais das famílias do campo, demora quatro meses para ser abatido com bom tamanho. Já o frango de granja vai para o frigorífico com 50 dias de idade.

Várias razões explicam a diferença entre o frango de granja e o frango caipira. Primeiro, o aprimoramento genético, que criou raças especializadas para corte.

Segundo, a alimentação intensiva, com ração balanceada no cocho. Terceiro, o manejo na granja, confinado, sem gasto de energia. Por isso sua carne é macia.

Consumo

Os brasileiros consomem 38 quilos de carne de frango/habitante/ano, média abaixo apenas dos norte-americanos (45,7 kg/habitante/ano). Na China, o consumo per capita atinge 9,5 kg/ano, sendo de 16,8 kg/ano nos países da União Europeia.
 
O Brasil produz 22,5 milhões de toneladas de carne. Esse total é liderado pela carne de frango (45,6%), seguida da carne bovina (41,6%) e da suína (12,8%).
 
Cada pintinho, do crescimento até o abate, consome 4,3 quilos de ração. Ganha 50 gramas/dia em peso, sendo abatido com 2,5 quilos, em média.

Gripe aviária

A doença foi identificada na Itália por volta de 1900, a doença advém de uma variação do vírus Influenza (H5N1), hospedado por aves, porém transmissível aos mamíferos. Pouco parecida com a gripe comum, o mais recente surto de gripe aviária ocorreu na Ásia. Em H5N1, "H" significa Hemaglutinina e "N", Neuraminidase, ambas  glicoproteínas presentes no envelope viral.

Sistema comum da avicultura de corte comercial, no qual os agricultores recebem do frigorífico os pintinhos, a ração e a assessoria técnica, comprometendo-se a entregar a produção na hora certa. Mercado garantido.

No mínimo dez pintinhos por metro quadrado - essa é a densidade da criação na avicultura de corte moderna.

Saiba mais

Sistemas de produção/Embrapa
http://goo.gl/hulRp 

Frango de corte caipira/Instrução técnica (Embrapa)
http://goo.gl/MUCvf 

Manejo de inverno/Nuvital/RS
http://goo.gl/rch09 

Incubação e fases de desenvolvimento/Cobb
http://goo.gl/2IERv 

Análise de contratos/Unioeste/PR
http://goo.gl/4vgHB 

Associação Brasileira de Avicultura
 http://goo.gl/7hpwR

Associação Paulista de Avicultura
http://goo.gl/5hbMi

 
Associação Gaúcha de Avicultura
http://goo.gl/kFzq7

Associação Paranaense de Avicultura
http://goo.gl/TgSEt