Galinha de postura

Originalmente da mesma espécie, as raças de galinha (Gallus gallus domesticus) desenvolvidas para postura de ovos foram se especializando, diferenciando-se muito das raças destinadas à produção de carne.

Em decorrência, granjas de ovos se distinguem bastante das granjas de frangos.

A produção mundial de ovos atinge 820 trilhões de unidades, liderada por China (48,2%), União Europeia (10,9%) e Estados Unidos (10,6%).

O Brasil produz 27,4 trilhões de ovos, com produção liderada por São Paulo (31,7%), Minas Gerais (13,2%) e Paraná (9,4%).

Consumo

O consumo brasileiro de ovos per capita atinge 141 unidades/ano, bem abaixo da China (310 ovos/ano) e do Japão (347 ovos/ano). O México (360 ovos/ano) é o campeão.

O plantel de galinhas poedeiras atinge 110,5 milhões de aves alojadas nas granjas nacionais.

Gema amarela

Ovos oriundos de galinhas alimentadas com fartura de carotenoides apresentam a gema mais amarelada. Essa pigmentação pode ocorrer pela ingestão natural de vegetais e frutas, ou ser administrada sinteticamente nas rações balanceadas.

Após um ano e meio, cai o rendimento da postura. A galinha segue descartada para o consumo popular: vira canja!

Casca

Rica em cálcio, a casca contém, em proporções bem menores, sódio, magnésio, zinco, manganês, ferro, cobre, alumínio e boro. A pigmentação e a resistência da casca diminuem de acordo com a idade da galinha.

Caipira

As galinhas caipiras, após botarem 12 a 15 ovos seguidamente, ficam "chocas", ou seja, cessam a postura para se dedicar à reprodução da espécie.

Deitam sobre o ninho durante 21 dias, elevando a temperatura dos ovos até os pintinhos serem gerados. Passados de cinco a seis meses, outro ciclo se inicia.

Ovo frito

Componente proteico do ovo, a clara apresenta a ovoalbumina, principal proteína a ser disponibilizada para o crescimento do embrião da ave. Com a ação do calor, a ovo-albumina adquire uma estrutura gelatinosa, típica do ovo frito.

Em decorrência do calor, as proteínas se coagulam, fazendo com que suas moléculas se comprimam, endurecendo o ovo.

Nas granjas comerciais, as galinhas botam ovos diariamente. No ciclo de produção a postura soma trezentos ovos.

A gema contém componentes calóricos e proteicos, enriquecendo-se de minerais e vitaminas, dependendo da alimentação das aves. Por isso, a riqueza da gema do ovo é variável.

Choco

O aprimoramento genético das raças de galinhas poedeiras retirou das aves o instinto de procriação. Ao contrário das galinhas caipiras, as de granja não ficam chocas. Portanto, botam ovos sem parar, durante toda a vida.

Ovo, em biologia, significa a célula que se forma após a fusão do núcleo do óvulo (feminino) com o núcleo do espermatozoide (masculino). Resulta da fecundação uma célula diploide, chamada ovo ou zigoto.

Saiba mais

Criação doméstica/Fundação Agromisa
http://goo.gl/qlfr4

Raças e linhagens/Embrapa
http://goo.gl/YtRgG

Identificação e descarte de poedeiras improdutivas/Embrapa
http://goo.gl/WIxkH 

Associação Brasileira de Avicultura
http://goo.gl/hQoB3

Associação Paulista de Avicultura
http://goo.gl/qCnjr
 

Associação Gaúcha de Avicultura
http://goo.gl/6xtjs

Associação Paranaense de Avicultura
http://goo.gl/Y7NQe