Minhocultura

Da família dos anelídeos, as minhocas são encontradas nos solos de todo o mundo. Existem milhares de espécies, sendo 1,5 mil classificadas.

Poucas espécies são criadas comercialmente. Entre as exóticas, destacam-se a minhoca dos montes de esterco (Eisenia foetida), a vermelha-da-califórnia (Eisenia andrei) e a gigante-africana (Eudrilus eugeniae).

Das nativas, a minhoca-brava (Peristiwa havaiana) e o minhocuçu (Rhinodrilus alatus).

Somitos

As minhocas apresentam o corpo segmentado por somitos (anéis), que variam de sete, nas espécies minúsculas, a quinhentos, nos minhocuçus.

A espécie australiana Megascolides australis, gigante das minhocas, mede até 3,30 metros.

Medicina

Por sua incrível capacidade de regeneração - se você cortar uma minhoca ao meio, ela pode se recompor em poucas horas - as minhocas despertam a atenção da indústria farmacêutica, interessada na elaboração de medicamentos cicatrizantes.

Alimento

Os chineses utilizam a minhoca como alimento há mais de dois mil anos, e certas tribos da África equatoriana alimentam-se diariamente delas.
 
Humus

A criação de minhocas destina-se principalmente à produção de húmus e iscas para pescaria. Outras finalidades incluem a composição de farinhas proteicas, transformação de restos orgânicos em compostos e alimentação animal (aves, rãs, camarão).

Sexo duplo

Os vermes oligoguetas, como as minhocas, apresentam os órgãos reprodutores masculinos e femininos num mesmo indivíduo. Mesmo assim, não conseguem se autofecundar, havendo a necessidade de um parceiro. As minhocas vivem em média sete anos, mas podem chegar aos 16.

Pula pula

A espécie Peristiwa havaiana, grande e boa para isca de peixe, tem fotorreceptores muito sensíveis à luminosidade. Por isso, quando retirada do solo e exposta à luz, pula sem parar.

As minhocas desempenham relevantes funções de arejamento e oxigenação. São verdadeiras "usinas de transformação" de detritos orgânicos em húmus - excelente esterco.

Saiba mais

Minhocultura e produção de húmus / Embrapa
http://goo.gl/eOAQZ 

Vermicompostagem / Vanda G. S. Rodrigues / Embrapa 
http://goo.gl/tw04D 

Criação / Ângelo A. Martinez 
http://goo.gl/Qx9Oq 

Características biológicas / Edson Pinto
http://goo.gl/aIikS 

Informações práticas / Embrapa
http://goo.gl/2PDBM 

Solução ecológica / Radhá N. D. Moya / UFPb
http://goo.gl/CSc08