Camélia

Camélia (Camellia japonica) da família das teáceas, tem origem asiática. Cultivada em jardins, apresenta coloração variável entre branco, rosa e vermelho.

As camélias se assemelham a rosas. São lindas, porém não perfumadas.

Chá

O chá verde é proveniente das folhas da Camellia sinensis. Atualmente, cerca de 3 mil produtos levam o nome do chá mas, na verdade, podem ser considerados chás mesmo, somente aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis.

Lenda

Conta uma lenda chinesa que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia assim o chá de camélia.

Literatura

A camélia foi tema do famoso livro de Alexandre Dumas, "A Dama da Camélias" cuja versão filmada, com um orçamento de US$ 1,4 milhão, rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Greta Garbo.

Poesia

Em 1897, pouco depois da Abolição da Escravatura, o poeta Olavo Bilac fez uma comparação entre as "flores da mata", brasileiras nativas, e as sofisticadas camélias, ainda recentes em nossos jardins, representantes de uma civilização refinada: "Aí tens tu, leitor amigo, as flores da mata... Se não as queres, aqui tens as camélias formosíssimas, filhas da civilização, primores nascidos e criados à custa de cuidados sem conta".

O poeta pretendia demonstrar, assim, a importância dessa planta entre as flores ornamentais de destaque.

Saiba mais

Descrição/Alessandra T. da Silva
http://goo.gl/3X85y

Descrição e cultivo/FazFácil
http://goo.gl/KfNIZ