Lírio

Lírio (Lilium sp.) da família das liliáceas, é originário da Ásia, Europa e América do Norte. Cultivo anterior à era cristã.

Planta de bulbos. Durante o inverno armazena energia, rebrotando na primavera. Cultivos paulistas somam 40 hectares.

Curiosidades

A França utilizou o lírio como símbolo da monarquia.

O lírio, uma das flores mais antigas do mundo, sempre foi visto como o símbolo da pureza, sendo encontrado em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, onde era dedicado à Hera.

Noivas

Relacionado à Virgem Maria, por simbolizar a pureza, o lírio sempre foi muito usado em buquês de noiva e em festas religiosas.

No século XVII, o lírio era usado para decorar igrejas em homenagem à Virgem Maria, como símbolo de sua virgindade. Antes, porém, retiravam do lírio os órgãos masculinos e femininos (estames e pistilos), pois só assim a flor seria "verdadeiramente virgem".

Lenda

O lírio está incluído numa antiga lista de plantas consideradas mágicas, com o poder de proteger contra bruxaria: dentro de casa, transformaria as más vibrações, e no jardim, funcionaria como uma barreira contra malefícios

Alquimia

Fabricava-se um perfume mágico a partir do lírio, usado para queimar no recinto onde se realizavam rituais. Também existia uma crença que a flor ajudava a reconciliar os amantes: um pedaço do seu bulbo teria o poder de reaproximar os namorados que romperam relações.

Mitologia

No conselho de Minerva, Juno deu seu seio a Hércules, que havia sido abandonado no campo por Alcmene, sua mãe. O jovem herói teria sugado o seio com tanta força, que o leite esguichou em grande quantidade. As gotas que se espalharam no céu formaram a Via Láctea e as que caíram na terra transformaram-se em lírios. 

Saiba mais

Curiosidades e cultivo/Flores online
http://goo.gl/0PNgW 

Cuidar de seu vaso/PlantaSonya
http://goo.gl/XPESp 

Espécies, ambiente e cultivo/Ptitchef
http://goo.gl/UROOU