Rosa

Rosa (Rosa spp.) da família das rosáceas, é originária da Ásia, do Oriente Médio e da Europa.

O aprimoramento genético já criou 36 mil híbridos da flor, sendo mil brasileiros. Os maiores produtores são Colômbia e Equador.

Rosicultura

No Brasil, há 5 mil hectares ocupados com rosicultura, sendo 150 hectares em estufas. A produção nacional atinge 45 milhões de dúzias.

Os principais produtores situam-se em São Paulo, Minas Gerais e Ceará.

O Brasil começou a exportar recentemente rosas produzidas no Ceará para os Estados Unidos e União Européia. Ao mesmo tempo, importa rosas "gigantes" da Colômbia.

História

Desde os primórdios esta flor é considerada símbolo da perfeição, do amor e da paixão. Os judeus cultivavam rosas no tempo de Salomão, pois a Bíblia nos fala da rosa de Sharon no Cântico dos Cânticos.

Delícia!

Geléia de Pétalas de Rosas:
250g de pétalas de rosa comestíveis
• 2 xícaras de açúcar
• 4 1/2 xícaras de água
• suco de 2 limões sem coar

Coloque as pétalas já lavadas em uma tigela e espalhe açúcar sobre elas, cobrindo-as bem. Amasse-as um pouco com os dedos e cubra a tigela com filme plástico. Deixe de um dia para o outro, sem colocar na geladeira. No dia seguinte, ponha o restante do açúcar em uma panela com a água e o suco de limão, dissolvendo em fogo baixo. Adicione as pétalas na mistura e deixe por 20 minutos, ou até levantar fervura e depois deixe mais cinco minutos, para que engrosse. Coloque num pote limpo e esterilizado.

Saiba mais

Evolução e história/Rosa L. Barbieri e Elisabeth R. T. Stumpf
http://goo.gl/5wF0C

Tudo sobre plantas
http://goo.gl/bXSUq
http://goo.gl/3BBDK