Girassol

Girassol (Helianthus annus) planta anual da familia das compostas, tem origem americana. Se reproduz por meio de sementes. Produz flores na primavera e no verão, mas pode se reproduzir o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C.

Curiosidade

Imponente e de porte majestoso, a palavra healianthus significa "flor do sol".

Surpresa culinária

Sobremesa: Botões de Girassol Açucarados
10 botões de girassol
20g de manteiga
30g de farinha de rosca
2 limões-galegos
açúcar de confeiteiro a gosto
Colocar os botões de girassol em água e ferver durante 2 ou 3 minutos. Jogar a água fora para remover o amargo dos botões, colocar água nova e pôr para ferver até os botões ficarem tenros. Remover a água. Em uma frigideira, amolecer a manteiga, adicionar a farinha de rosca; mexer bem até a farinha ficar dourada. Juntar os botões de girassol, o suco dos dois limões, deixar aquecer e misturar bem para cobrir com a farinha os botões. Polvilhar com açúcar. Para servir, enfeitar com lígulas de girassol.

Atenção: deve-se utilizar apenas flores que não sofreram tratamento com agrotóxicos.

Lenda

O Sol havia sido condenado a viver num lago, onde vivia uma ninfa das águas chamada Clítia. Um dia, ele conseguiu escapar e voltou para o céu. Mas Clítia já havia se apaixonado perdidamente por ele. Todos os dias, ela o seguia com o olhar, sentada na beira do lago, desde a manhã até o entardecer. Seu único alimento eram o orvalho e suas próprias lágrimas Por sua devoção e seu amor, seu corpo foi transformado em tronco e sua cabeça em flor.

Saiba mais

Descrição/Jardineiro.net
http://goo.gl/U8Roy

Desenvolvimento em vasos/Monica B. Neves e outros/Unesp
http://goo.gl/X7Dzm

Descrição e cultivo/FazFácil
http://goo.gl/BJk0K