Limão

Limão (Citrus limon) da família das rutáceas, é nativo da Ásia. Evoluiu entre a Índia e o Himalaia, gerando várias espécies de limas ácidas ou "cítrus" híbridos. Chegou ao continente americano no século XVI.

A produção mundial de limão atinge 13 milhões de toneladas, liderada pela Índia (15,4%) e seguida do México (14,4%).

O Brasil ocupa a quarta posição, sendo São Paulo responsável por 80% dos pomares.

Lima

A lima-da-pérsia se trata de uma variedade de limão (Citrus aurantifolia) doce, de casca fina, bastante apreciada por seu caldo.

Gripe

Em 1918, durante a epidemia da gripe espanhola no Rio de Janeiro, o limão passou a ser disputadíssimo. Seu preço alcançou cifras astronômicas.

Nos últimos vinte anos, o limão-taiti, mais rústico e resistente, suplantou nas lavouras o limão-galego, muito suscetível a pragas e doenças, principalmente a tristeza e a gomose.

Exportação

O município de Itajobi, no interior paulista, exporta 60 mil toneladas de limão-taiti para a Europa. O mercado externo valoriza o limão de casca grossa, duro, com pouco suco, cujas fatias são utilizadas na decoração de pratos e bebidas.

O siciliano (Citrus limon) é reconhecido como o verdadeiro limão. Tanto o limão-taiti (Citrus latifolia) quanto o limão-galego (Citrus aurantifolia), são considerados como limas ácidas.

Já o limão-cravo (Citrus bigaradia), é originário da Índia, é conhecido no Brasil como "limão caipira".

Saiba mais

Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Limão
http://www.abpel.org.br/

Evolução & perspectivas/Margarete Boteon/Cepea/Esalq
http://goo.gl/LQS52

Cultura do limão taiti/Seagri/BA
http://goo.gl/5Nqt7

Doenças e pragas/Esalq
http://goo.gl/6Pj2H

Classificação do limão/FAEP
http://goo.gl/0r2PT