Azeitona

A oliveira (Olea europea), árvore da azeitona, pertence à família das oleáceas, nativa da região mediterrânea européia e do Oriente Médio. A área plantada no mundo soma 8,5 milhões de hectares, com produção de 17,5 milhões toneladas.

A Espanha (33%) lidera o ranking mundial, seguido da Itália (19,9%) e da Grécia (14,8%).

Azeite

Entre os azeites de oliva, existem os refinados e os virgens. O refinado passa por processos químicos de redução da acidez; o virgem é extraído apenas em procedimentos mecânicos (prensagem a frio).

O azeite extravirgem, de qualidade superior, apresenta acidez inferior a 1%.

Fraudes

As falsificações no azeite extravirgem estão com dias contados. Cientistas químicos da UFMG desenvolveram um método que utiliza um espectrômetro de massa para "ler' a estrutura do azeite, descobrindo sua formula molecular. 

Frio

No Brasil, a cultura da oliveira ocupa pequeno destaque, uma vez que a planta exige muito frio para frutificar. O país figura entre os dez maiores importadores de azeitona e azeite de oliva.

Vida longa

Árvore baixa, frondosa com uma particularidade: sua longa vida. Na Espanha as oliveiras alcançam, em média, 300 anos a 400 anos. Algumas chegam até a 700 anos.
 
A mais velha oliveira conhecida encontra-se em Atenas, capital da Grécia, e tem mais de 1.200 anos.

Saiba mais

Caracteristicas e cultivo/Epamig
http://goo.gl/DjoEX 

Viabilidade econômica/Epamig
http://goo.gl/zIFvY 

Características e variedades/Adega
http://goo.gl/JGPxr