Cacau


Cacau (Theobroma cacaoé da  família das esterculiáceas, tem origem centro-americana. Consumido como bebida, era considerado sagrado pelas civilizações pré-colombianas.

Cristóvão Colombo levou as primeiras sementes de cacau para a Europa em 1502, entregando-as ao rei Fernando II.

O cacaueiro cresce à sombra, em meio à densa vegetação, formando uma árvore de médio porte. Os frutos, grandes e escuros, penduram-se dos galhos.

Cada fruto contém em média cinquenta sementes, cobertas por uma polpa branca e viçosa. As amêndoas, secas e moídas, fornecem o conhecido chocolate.

A produção mundial de cacau soma 3,6 milhões de toneladas, liderada pela Costa do Marfim. O Basil aparece em sexto lugar.



As exportações brasileiras de cacau em amêndoa atingem 456 mil toneladas, gerando divisas de 830 milhões de dólares. Exportam-se ainda manteiga, gordura e óleo, com 34 mil toneladas (105 milhões de dólares). Mas o Brasil também importa 54 mil toneladas (2005) de produtos de cacau.

Vassoura de bruxa

A doença conhecida como "vassoura de bruxa", cuja presença nas plantações foi constatada em 1988, quase dizimou as plantações da Bahia.

Trata-se de um fungo (Moniliophtora perniciosa) que seca os ponteiros das árvores de cacau, provocando uma aparência de vassoura velha nos ramos.

Os efeitos da doença foram terríveis: a produção caiu 75%, 200 mil empregos foram perdidos, prejuízo de 1,4 bilhão de dólares, empobrecimento regional.

Novas técnicas, desenvolvidas pela Embrapa passaram a fazer uso da enxertia dos ramos vegetais para revigorar os cacauais.

Chocólatra

A Bélgica e os Estados Unidos lideram o consumo per capita de chocolate, com 15 kg/ano. No Brasil, a média está em 3 kg/ano.

A produção de cacau no Brasil remonta ao século XIX, quando começou a ser cultivado na região de Ilhéus (BA). A Bahia (66,7%) concentra a produção de cacau, cujo cultivo ocupa 674 mil hectares, seguida do pará (24,3%). 





Saiba mais

Cultivo e beneficiamento / Ceplac
http://goo.gl/qAJhi 

Viabilidade econômica / Suframa
http://goo.gl/kGQWq