Amendoim

Amendoim (Arachis hypogaea) da família das leguminosas, é originário da América do Sul. Introduzido na Europa no século XVIII, o amendoim chegou à Ásia e à África no século XIX.

O mundo produz 35 milhões de toneladas, produção liderada pela China (37,1%), Índia (18,8%) e Nigéria (10,8%). A área plantada atinge 25 milhões de hectares no mundo.



O Brasil produz 227 mil toneladas de amendoim em casca, em área de cultivo de 120 mil hectares. São Paulo (79,8%) lidera, de longe, a produção nacional de amendoim, com produtividade média de 2.700 kg/hectare.

A maior parte do amendoim colhido (53%) vira doce e confeito. O restante é exportado (27%), sofre extração de óleo (11%) ou retorna como semente (9%).

Perigo

Aflatoxina é uma substância tóxica, derivada de um fungo que aparece nas sementes úmidas do amendoim. Por isso, a secagem da colheita é fundamental. A presença da aflatoxina em confeitos e doces exige o descarte do produto.

Óleo campeão

A semente do amendoim é campeã no teor de óleo (50%) das plantas cultivadas. Mas também apresenta boa quantidade de proteína (22 a 30%). Cada 100 gramas de amendoim contêm 567 kcal.

Saiba mais

Cultivares/IAC
http://goo.gl/sNS3P

Adubação verde e orgânica/IAC
http://goo.gl/4XqqH

Cultivo/Embrapa
http://goo.gl/7DOsP