Soja

Soja (Glycine max), da família das leguminosas, tem origem asiática. Cultivada na China há cinco mil anos, demorou a ser descoberta pelo Ocidente.

É o grão mais produzido no mundo, com área plantada de 90,2 milhões de hectares e produção de 220 milhões de toneladas.

Os Estados Unidos lideram a produção, com o Brasil em segundo lugar.





Simbiose

As plantas leguminosas, como a soja, estabelecem importantes relações simbióticas com bactérias. Formam-se nódulos em suas raízes, capazes de fixar nitrogênio, utilizado no crescimento vegetal.

A mais conhecida associação simbiótica ocorre com a bactéria Rhizobium.

Biodiesel

Embora com teor médio de óleo, o cultivo em grande escala tem assegurado a liderança da soja (90%) na produção de biodiesel. Esse destino, porém, utiliza somente 3% do volume de grãos produzidos.

Exportações

As exportações do complexo soja lideram a pauta comercial do agronegócio brasileiro. O valor das exportações soma 18 bilhões de dólares, distribuído entre grãos (60,9%), farelo (24,2%) e óleo (14,9%).

Quase metade (42%) da soja brasileira é exportada diretamente em grãos, sendo o restante processado na indústria de extração do óleo.

Do farelo resultante, 60% também é exportado, assim como, do óleo retirado, 45% vai para o exterior.

Grãos

O Brasil enviou para o exterior, em 2008, 24,5 milhões de toneladas de soja em grãos. A China se tornou a maior compradora da soja nacional em grãos, adquirindo um terço das exportações.

Tropical

Oriunda de regiões frias da China, a planta de soja foi "tropicalizada" graças à pesquisa agronômica, permitindo seu cultivo comercial nas regiões quentes. Assim a lavoura se expandiu com sucesso no Cerrado brasileiro.

Guaxa

Soja guaxa é aquela que nasce de grãos perdidos na colheita anterior. Seu controle é fundamental para evitar a propagação do fungo da ferrugem da soja no intervalo entre os plantios.

Transgênica

Existem vários tipos de soja transgênica. A mais conhecida se chama Roundup Ready®, desenvolvida pela Monsanto.

O genoma da soja RR recebeu um gene da bactéria Agrobacterium, presente no solo, tornando-a tolerante ao efeito do herbicida sato. A novidade foi anunciada nos Estados Unidos em 1996.

Saiba mais

História/IAC
http://goo.gl/AEmVq

Cultivo básico
http://goo.gl/hOVU8  
http://goo.gl/mE32q 
http://goo.gl/RMAL8 
http://goo.gl/YlCdS

Adubação nitrogenada/IAC
http://goo.gl/gck5q 

Mercado/Cepea
http://goo.gl/7ynet 

Soja trangênica/Embrapa
http://goo.gl/nIsar

Biotecnologia/Embrapa
http://goo.gl/3WHLz

Associação de produtores/Mato Grosso
http://goo.gl/xPV2Q

Cadeia produtiva/Luiz A Pinazza/MAPA
http://goo.gl/Bxi0N 

Complexo agroindustrial/Embrapa
http://goo.gl/86L0k