Arroz


Arroz (Oryza sativa), da família das gramíneas, é nativo da Ásia. Conhecido no Oriente há mais de cinco mil anos, é o segundo cereal mais produzido no mundo, depois do trigo.

O arroz cobre 155,8 milhões de hectares no mundo, resultando em 644 milhões de toneladas de grãos. Os maiores produtores são os países asiáticos.



O Brasil ocupa o nono lugar na produção mundial de arroz, 12 milhões de toneladas, em área plantada de 2,8 milhões de hectares. O Rio Grande do Sul (60,3%) se destaca, seguido de Santa Catarina (8,2%) e Maranhão (5,7%).

A produtividade média do arroz alcança 3,8 toneladas/hectare. O país é autossuficiente, mas faz trocas oscilantes, exportando e importando pelo Mercosul, principalmente com Argentina e Uruguai.

Sequeiro e irrigado

Há dois sistemas de cultivo de arroz: de sequeiro e irrigado. Este,predominante no país, com 65% da produção, cultiva-se em várzeas, sistematizadas e inundadas. O arroz de sequeiro se planta como uma cultura normal, geralmente na abertura de novas áreas para agricultura.

As variedades de arroz se distinguem pelo tipo de grão. O arroz gaúcho, plantado com irrigação, é do tipo "agulhinha", com grãos finos e compridos. Já o arroz de sequeiro apresenta grãos mais curtos e grossos.

Integral

O grão de arroz é constituído por casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e minerais se concentram na película e no germe. No arroz integral, os nutrientes do grão se mantêm, pois dele se retira somente a casca, diferente do arroz polido (branco), na qual resta apenas o endosperma do grão, que contém basicamente amido.

Parbolizado

A palavra parboilizado tem origem no inglês "parboiled", união das palavras "partial" e "boiled", quer dizer, "parcialmente fervido". A parboilização é o processo hidrotérmico no qual o arroz em casca é imerso em água potável a uma temperatura acima de 58°C, seguidos de gelatinização parcial ou total do amido e secagem

Sushi

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) lançou no mercado, em 2003, uma variedade de arroz própria para sushi. Seu cultivo se dá principalmente pela colônia japonesa do Vale do Ribeira (SP).

Saiba mais

Cultivo em terras altas/Embrapa
http://goo.gl/KmbK0

Cultura irrigada/Emater
http://goo.gl/auDLP

Cultivo irrigado/Embrapa
http://goo.gl/GRFPx

Tipos e uso de arroz
http://goo.gl/bL3uk