Feijão


Feijão (Phaseolus vulgaris), da família das leguminosas, tem origem difusa, em vários continentes. Existem registros de feijoeiros datados de 7000 A.C.

A produção mundial alcança 19,4 milhões de toneladas. O Brasil é o maior produtor mundial de feijão.



A produção nacional de feijão advém de 3,9 milhões de hectares cultivados, com três épocas de safra: a primeira, chamada das "águas", entre agosto e outubro; a segunda, da "seca", de abril a junho; e a terceira, "irrigada", ou de "inverno", entre junho e julho.

As duas primeiras safras respondem por 88% da produção nacional. A safra irrigada perfaz 190 mil hectares.



Feijão de corda

Conhecido também como feijão-de-corda, fradinho e, internacionalmente, como "caupi", essa espécie (Vigna unguiculata) é muito consumida no Nordeste brasileiro.

Utilizado no preparo da massa do famoso quitute baiano, sua área plantada atinge 60 mil hectares. Na  África se encontram os maiores produtores de feijão caupi, principalmente na Nigéria e no Níger. O plantio de feijão-de-corda abrange, no mundo, 12,5 milhões de hectares.

Carioca

O feijão-carioca, de cores mescladas, desenvolvido pelo IAC, recebe seu nome em analogia à cor da pelagem do porco carioca. Nada a ver com as calçadas do Rio de Janeiro. 
 
As variedades de feijão se distinguem pela cor, que empresta nome ao grão: preto, branco, roxo, roxinho, mulatinho, rosinha, rajado.

Fava

A leguminosa (Vicia faba) também é uma espécie de feijão, normalmente consumida verde, em vagem. Os grãos, maiores e chatos, variam de cor, sendo a branca a mais comum. O Brasil produz cerca de 8 mil toneladas de fava, com 30 mil hectares plantados.

O feijoeiro pode apresentar dois hábitos de crescimento: determinado e indeterminado. No primeiro, a planta cresce, floresce e frutifica, possuindo um tamanho limitado. No segundo, o caule do feijoeiro apresenta crescimento contínuo, florescendo e frutificando sem parar.

Saiba mais

Características técnicas/Esalq
http://goo.gl/6iaBg 

Cultivares/Embrapa
http://goo.gl/piLS8 

Cultivo básico
http://goo.gl/GqoOo 
http://goo.gl/sQ5VV 

Feijão comum/Embrapa
http://goo.gl/fExdn 

Feijão caupi/Embrapa
 http://goo.gl/b5spG 

Carioca precoce/Cati/SP
http://goo.gl/KRGQY 

Mercado/cotações/Agrolink
http://goo.gl/I8fQY 

Plantio direto e colheita/Agronews (vídeo)
http://goo.gl/qkUa8